<$BlogRSDURL$>
Alma de um VagaMundo

sexta-feira, abril 08, 2005

Roma II - do Capitólio ao Panteão 



Prosseguimos a nossa viagem pelo Capitólio, cidadela da Roma Antiga que foi desenhada por Miguel Ângelo no século XVI. A Piazza del Campidoglio com a sua larga escadaria, para além de ser extremamente agradável é ladeada pelo Palazzo Nuovo e pelo Palazzo dei Conservatori, que abriga os Museus Capitolinos onde podem encontrar belas colecções de esculturas e pinturas.



Descendo a Cordonata e andando um pouco para a direita, em direcção à Piazza Venezia o monumento a Vittorio Emanuele, o primeiro rei da Itália unificada, começa a mostrar toda a sua imponência. É certo que já do coliseu se avistava as suas traseiras, mas só na Piazza Venezia tivemos consciência do colosso que era. Extremamente agradável subir aquelas enormes escadarias e passear pelas suas arcadas enquanto se mira Roma de cima. A vista é de facto fantástica e julgo que as fotografias falam por mim.



Visita feita, decidimos caminhar em direcção ao Panteão. Os arredores do mesmo são deliciosos, e caracterizam-se por ruas estreitas animadas por abundantes restaurantes e cafés. É também o bairro financeiro e político da cidade, abrigando o Parlamento e a bolsa de valores entre outros edifícios governamentais.



Até chegarmos à Piazza della Rotunda (onde se encontra o Panteão), somos surpreendidos em praticamente todas as esquinas. Seja uma casa que parece nascida de um sonho, seja uma ruela mágica, uma fonte que goteja ou “somente” uma Piazza que teima em aparecer diante de nossos olhos. Roma é rica neste tipo de recantos, neste tipo de surpresas. É de facto muito agradável.



Já perto do Panteão surge a Piazza della Minerva (dominada por um elefante que suporta um obelisco egípcio – da autoria de Bernini) onde se encontra uma das poucas igrejas góticas de Roma. Falo da Igreja Santa Maria sopra Minerva, onde podem encontrar várias obras de Miguel Ângelo, Bernini e Filippino Lippi.



E “finalmente” eis que chegamos a um dos maiores símbolos da cidade. O Panteão, o “templo romano de todos os deuses”, é o mais bem conservado edifício antigo de Roma, tendo sido construído no século I. Quando atravessamos o impressionante pórtico da entrada descobrimos o esplendor deste edifício. A vasta cúpula hemisférica dá uma proporção perfeitamente harmoniosa ao edifício. Merece sem dúvida uma atenta visita.

Depois de todas estas visitas e caminhadas nada como um Spaghetti alla Carbonara (prato típico romano) numa das simpáticas esplanadas da Piazza della Rotunda. E para arrematar um dolce cappuccino!

A. Narciso @ sexta-feira, abril 08, 2005

| top |

2004 by Alexandre Narciso

Powered by Blogger.

Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons License.

referer referrer referers referrers http_referer